quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Imagem do mês

Por Marcio Moraes do Nascimento

Infeliz Natal?

A Morte do jovem Alexandros Grigoropoulos, de 15 anos, assassinado por um policial em Atenas, no dia 6 de dezembro de 2008, desencadeou uma série de manifestações contra o governo grego. Com índices crescentes de desemprego entre a juventude, o combalido governo do país tenta se equilibrar no poder, mesmo com uma ínfima maioria no Congresso.

A polêmica e instigante imagem ao lado nos traz reflexões pertinentes, tanto em relação ao atual momento da política grega (a foto é de uma árvore de Natal em frente ao Parlamento grego) sacudida por manifestações que nos faz relembrar o “Maio de 1968” francês e indo mais além ao questionar de forma sistêmica um dos pilares da sociedade de consumo em plena crise econômica mundial.

A atual crise global e o conseqüente agravamento das questões sociais deve representar uma nova oportunidade de ascenso dos movimentos sociais, esse ator um tanto esquecido pela ortodoxia do pensamento em Relações Internacionais, portanto é aguardar para analisar como os atores das RI irão se comportar nesse novo cenário internacional.

Um comentário: