quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Editorial


O ano de 2008 foi bastante turbulento. Quem, no início dele, imaginaria George W. Bush estatizando empresas ou o eleitorado americano ousando votar em um presidente negro e mais liberal que os demais candidatos cotados para o cargo?

Antes mesmo de se retirar, o ano velho ainda deixou mais uma marca, como se a crise financeira já não bastasse: em 27 de dezembro, três dias após a publicação da primeira edição deste blog, eclodiu mais um conflito no Oriente Médio, a envolver Israel e o Hamas, grupo que controla a faixa de Gaza e que é considerado terrorista pelos israelenses.

Tudo isso faz com que seja difícil desejar um feliz ano-novo, tendo em vista as perspectivas de guerra de proporções ainda desconhecidas. As coisas pareceriam menos piores se não fosse o silêncio de Obama, que, entre outras coisas, anunciou que manterá o secretário de defesa do atual governo, notadamente belicista.

Nesta segunda edição, trazemos dois artigos sobre o conflito em Gaza, um de Denis Araujo e outro de Max Gimenes, e uma imagem comentada pelo presidente do CA, Marcio Moraes, sobre as manifestações que agitaram a Grécia.

A cobertura da posse do presidente estadunidense, que ocorrerá no dia 20 de janeiro, está confirmada para a edição de fevereiro de O Diplomático, como nos assegurou Paulo Meirelles, já a postos nos EUA. Se depender da opinião dos leitores deste blog, as primeiras medidas de Obama no cargo serão: “Retirar imediatamente as tropas estadunidenses do Iraque e do Afeganistão” (50%), “Acabar com o embargo a Cuba e dialogar com o regime de Raúl Castro” (39%) e “Fechar a prisão de Guantánamo em Cuba” (28%).

Para matar a curiosidade de quem sempre se perguntou o porquê da demissão de Raimundo Vasconcelos como coordenador do curso, há a parte final da entrevista com ele. E também a versão da supervisão acadêmica, dada por e-mail pelo professor Alexandre Estolano.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário