quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Charge do mês


A charge ao lado ilustrou a capa da revista The New Yorker e causou bastante polêmica. A publicação é progressista e pende para o lado democrata, e a intenção da brincadeira era justamente mostrar a absurda forma como os conservadores de plantão estavam pintando o então candidato à presidência dos EUA Barack Obama: muçulmano, esquerdista, não-patriota etc.

A ironia, espirituosa demais, não foi entendida por grande parte do público, que reagiu indignada, considerando-a uma brincadeira de mau gosto. O tiro saiu pela culatra e o efeito foi negativo.

Um pouco antes, a revista Vanity Fair havia trazido o casal McCain em sua capa, com uma charge semelhante porém bastante favorável ao então candidato republicano. Era óbvia e sem graça, e talvez por isso tenha sido compreendida sem maiores dificuldades.

Para as próximas edições, serão aceitas charges feitas ou encontradas por alunos neste vasto mundo que é a internet. Basta que enviem para novaordemacademica@gmail.com, colocando como assunto da mensagem a palavra “charge”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário