segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Editorial - Antes tarde do que nunca


Olá para todos!!!

Antes de mais nada, como foi anunciado na edição anterior do nosso ODiplomático, a partir deste número, estou como editora.

Para quem ainda não me conhece, sou aluna agora do sexto semestre matutino, curiosa com esse mundo grande e cheia de opinião sobre as coisas – nem sempre certas, mas normalmente ditas. Minha principal característica para os efeitos desta função é que o que me enche de vida é ver e ouvir o que os outros têm a dizer. Por isso, aguardo com a maior ansiedade a contribuição de todos os colegas para que o nosso blog seja cada edição ainda melhor.

Feitas as apresentações, passamos agora para esta edição. Estamos um pouco atrasados, mas vocês vão ver que vai ter valido a pena esperar.

Para começar, preparamos uma Agenda bastante interessante que vai desde oferta de estágios e chamadas de pesquisa para graduandos, a feiras, seminários e encontros ligados à área de Relações Internacionais e Comércio Exterior.

Logo em seguida, temos uma entrevista que nosso querido amigo Max Gimenes fez com a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli. Na entrevista, que foi publicada pela revista Caros Amigos (parabéns, Max!), Maria Lucia destaca a importância de as dívidas dos países latino-americanos sejam revisadas já que, nas suas palavras “o endividamento tem sido um mecanismo contínuo, utilizado para sugar nossas riquezas e travar o desenvolvimento do nosso continente”. Quem não se lembra das aulas sobre o estouro da dívida brasileira na década de 80?

A partir daí, temos três artigos. Um do Márcio Moraes (que dispensa apresentações) sobre o 51º Congresso da União Nacional de Estudantes (Conune), que contou com a participação de 4 delegados da Belas Artes e um observador – estão todos convidados a deixar suas impressões sobre o Conune aqui neste blog.

O segundo, também do Max, sobre as nacionalizações do governo bolivariano na Venezuela. E o terceiro, de minha autoria, sobre a tentativa dos países do chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) de reduzir a dependência que suas reservas têm em relação ao dólar.
Temos ainda duas resenhas esta edição. Uma do professor Igor Fuser, que nos deixou na Belas Artes, mas continua escrevendo muito, sobre o livro A Revolução Venezuelana, de Gilberto Maringoni.

O outro, de um colega da USP, sobre o Amor nos tempos atuais. O Mauro resenha o livro Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman, e relaciona a superficialidade da vida hoje e sua influência nos relacionamentos pessoais.

Finalizando, nesta edição, ao invés de publicarmos uma charge, como de costume, disponibilizaremos um vídeo. Em tempos de gripe A, não custa nada lembrar que toda campanha internacional tem um interesse por trás.

Agora, passo a falar sobre a Enquete. Na última edição, 41% dos votantes apoiaram a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de conceder refúgio político ao ex-militante da esquerda armada italiana Cesare Battisti; 29% discordou; 25% concordou em partes e 4% discordou em partes. O caso ainda está para ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta edição temos uma polêmica que deveria estar em todas as esquinas da sociedade brasileira, especialmente nas universidades e mais especialmente ainda nos círculos que discutem Relações Internacionais. O destino da imensa riqueza encontrada pela Petrobrás na camada abaixo do sal, o pré-sal. Como deve ser explorada, qual a melhor forma de extrair o petróleo e o gás de maneira que esteja a serviço do desenvolvimento do nosso país, quem deve fazer essa extração, o que e como fazer com o petróleo e, não menos importante, essa decisão deve ser tomada urgentemente ou é melhor ter mais elementos, mais pesquisas, para formar melhor uma opinião a respeito? Estas são algumas das perguntas que estão sendo feitas e respondidas, cada um de acordo com seus interesses.

Vocês estão acompanhando este processo? Esta é a pergunta da enquete.

Para quem estiver interessado em saber mais sobre o assunto, enviaremos a apresentação em PowerPoint do engenheiro e presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Fernando Siqueira, que esteve na nossa faculdade no final do semestre passado falando sobre o pré-sal.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Valeu mesmo a pena esperar! Esta edição é a mais amplas que já fizemos, com muitas matérias (e sobre variados assuntos).

    Mari, você está de parabéns! Vida longa ao Diplomático! Que sempre contará com a minha colaboração, ao menos sempre que possível.

    Saudações diplomáticas a todos!

    ResponderExcluir